Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Mídia, uma arte de esconder



Sabe-se que desde os tempos antigos, os homens sempre procuraram desenvolver uma forma de comunicação que possibilitasse o pleno convívio e desenvolvimento de sua sociedade. Os persas, por exemplos, foram os pioneiros, na invenção do correio, enviando mensagens de um local a outro através de homens e tropas. Porém, com o passar dos anos, esta arte de comunicação, juntamente ao capitalismo, convergiu para uma forma muito expressa de transmissão de informação, a mídia televisionada.
A mídia, foi um atributo, que o sistema capitalista encontrou para propagar as informações do seu mundo de forma rápida e eficiente. Porém, como empreendimento capitalista, este não seria diferente quando a questão se resume a valores e interesses. Os capitalistas, constroem seus castelos de fortuna, em cima de seus preceitos e de suas regras, que muitas vezes se dão através de alianças políticas e comerciais, visando cada vez mais o lucro. Desta forma, destaca-se, que a mídia é mais uma forma de manipulação capitalista, que tenta fazer com que você adentre a fatores e premissas que eles queiram. Um exemplo desta manipulação, foi criação de um programa na mídia pelo presidente Getúlio Vargas, durante a Era Vargas, para promover a si mesmo e a seu governo.
Porém, muitas vezes, o choque entre o Estado e donos das empresas midiáticas são observados, como por exemplo, durante a ditadura militar de 1964, na qual vários programas, várias emissoras de Tv e de rádio foram censuradas, devido a ausência de comportamento adequado exigido pelos governantes da época (burgueses do sistema). Observem, que não só a política, mas também os meios de comunicação, servem ao velho jogo de interesses, devendo assim, manter um equilíbrio entre o Estado e os Burgueses do Comercio, que neste caso, são os donos de tais empresas midiáticas. Considerando este ponto, parece notar que a arte de informar, que deveria beneficiar a população, não tem sido muito imparcial nos últimos anos de história do país.
Hoje em dia, não tem sido muito diferente, apesar do regime democrático vigente em nosso país. Várias emissoras de Tv, parecem filtrar o que, como, e quão se deve transmitir, fazendo com que, o espectador, perca seu senso crítico em função da aceitação de uma versão previamente produzida e moldada. Juntamente com este ponto, está uma sociedade vulnerável a alienação, devido perca do hábito de leitura a cada dia, do hábito de escrita e do hábito de estudo. Sendo assim, ocorre a massificação da informação. Informação coletada, moldada e devidamente produzida, jogada para os espectadores, os quais assimilam sem mais nem menos. Realmente parece o fordismo, só que reconstruído.
Meu Deus, o mundo realmente é dos espertos, e eu tenho medo que estes espertos continue sendo os fabricantes de idéias e informações, medo que a população continue a balançar a cabeça e aceitar todo tipo de merda que é jogada pela tela da Tv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário